Real Supermercado
Empório VSN +
Prefeitura de Campo Belo
Drogaria Líder Saúde
LAVA JATO PITBULL
Saúde Campo Belo

Após morte por H1N1, Saúde de Campo Belo tenta ampliar vacina para além de grupos prioritários

Homem de 54 anos morreu no último domingo na cidade vítima da doença. Município vai apresentar levantamento ao estado para tentar imunizar população fora do público-alvo.

24/05/2019 15h34Atualizado há 1 mês
Por: Redação
Fonte: Da Redação
1.240
PUBLICIDADE

O secretário de Saúde de Campo Belo (MG), José Assunção, informou, nessa sexta-feira (24), que está em tratativas com o Estado para ampliar a vacinação contra a gripe na cidade para além dos grupos prioritários. A reivindicação foi feito após o registro da primeira morte por H1N1 no Sul de Minas em 2019.

Segundo Assunção, o município iniciou um levantamento dessa população excedente para apresentar ao governo estadual, que vai avaliar a possibilidade de atender a todos com a imunização. Até que haja uma definição, a campanha na cidade segue apenas para o grupo de risco (veja a lista de quem deve se vacinar abaixo).

PUBLICIDADE

"Ainda há pouco conversei com nosso superintendente, da nossa regional que é em Divinópolis, e ele pediu pra gente fazer um levantamento dessa população fora do grupo prioritário.

Ele vai tentar junto à Secretaria Estadual de Saúde e junto ao Ministério da Saúde um número maior de doses para a gente poder ampliar mais essa vacinação", disse o secretário.

A Prefeitura confirmou na quinta-feira a morte de um homem de 54 anos e outros três casos suspeitos, entre eles, um bebê de 3 meses.

Segundo Assunção, um dos pacientes adultos já registrou melhora e deve sair do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) nesta quinta.

Caption

Vacinação de grupos de risco

Na ocasião do anúncio do caso confirmado, o secretário alertou sobre a baixa adesão do público-alvo na campanha vacinal. Segundo ele, nesta sexta-feira, já foi registrado um aumento na busca pela imunização nas unidades de saúde, mas há uma preocupação com a imunização de crianças e pessoas com comorbidades.

"Hoje aumentou mais em função deste caso, mas a gente ainda tem um grupo que está abaixo que é o grupo das crianças. Professores aumentou um pouco e as pessoas que tem comorbidades também está baixo", disse.

Primeiro caso no Sul de MG

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o último boletim epidemiológico da gripe foi divulgado em 17 de maio e, na ocasião, não havia nenhum caso confirmado de H1N1 no Sul de Minas ainda. No informativo, constavam 36 casos em todo o estado, e uma morte em Belo Horizonte. Segundo a pasta, até o final da tarde de sexta-feira (24) será divulgado novo boletim com as atualizações.

PUBLICIDADE

Quem deve tomar a vacina?

Conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas oferecidas gratuitamente pelo governo são destinadas a:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • Gestantes;
  • Puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
  • Idosos;
  • Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;
  • Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS.

Clique aqui e veja a entrevista completa!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo BeloCampo Belo - MG A vila de Campo Belo foi elevada à categoria de cidade por meio da Lei Provincial 3.196 de 23 de setembro de 1884.[11]. Na divisão administrativa de 1911, o município contava com cinco distritos: Campo Belo, Cristais, Nossa Senhora das Candeias, Porto de Mendes e Santana do Jacaré. Desde a publicação da Lei Estadual 2.764, em 30 de dezembro de 1962, o município passou a ser constituído por dois distritos: Campo Belo e Porto dos Mendes.
Campo Belo - MG
Atualizado às 00h20
13°
Poucas nuvens Máxima: 23° - Mínima: 10°
13°

Sensação

7.7 km/h

Vento

80.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
BANNER CASA DE CARNES AMÉRICA
Municípios
BATATA & CIA PROMOÇÃO
Últimas notícias
Rendas e Tules
Mais lidas
BANNER REAL
Anúncio