Empório VSN +
Drogaria Líder Saúde
Real Supermercado
Prefeitura de Campo Belo
LAVA JATO PITBULL
ABC DA CONSTRUÇÃO
SANTA CASA DE CAMPO BELO
Mina Congo Soco

Movimentação de talude em Barão de Cocais sobe para 21cm nesta segunda-feira

Talude já movimenta 5cm a mais do que há três dias, quando foi registrado um deslocamento de 16cm.

27/05/2019 14h11
Por: Campo Belo em Foco
O Tempo
O Tempo
PUBLICIDADE

A movimentação do talude norte da mina de Congo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, na região Central de Minas, subiu para 21 centímetros por dia em alguns pontos isolados. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) na manhã desta segunda-feira, dia (27).

Nesse domingo (26), a movimentação era de 20 cm, enquanto no sábado (25) era de 19 cm, e na sexta-feira (24), de 16 cm. Os moradores de Barão de Cocais vivem uma grande apreensão por causa da possibilidade do rompimento da barragem.

A preocupação das autoridades é que o desabamento da estrutura, que dá sustentação à mina, gere uma vibração capaz de provocar a liquefação da barragem Sul Superior e, assim, levar ao rompimento da estrutura, localizada a 1,5 Km de distância.

Conforme informado na última segunda-feira (20) pelo secretário de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, Germano Vieira, o risco de a barragem entrar em colapso em caso de queda do talude é de até 15%.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários