Empório VSN +
Prefeitura de Campo Belo
LAVA JATO PITBULL
Drogaria Líder Saúde
Real Supermercado
Ciência

Grande Eclipse Solar Sul-Americano, acontece nesta terça-feira, dia (02), entenda!

O próximo fenômeno dessa magnitude, nesta região, só acontecerá em 2103.

01/07/2019 12h51Atualizado há 3 semanas
Por: Campo Belo em Foco
Fonte: Super Interessante
796
Super Interessante
Super Interessante
PUBLICIDADE

Quando a Terra e o Sol se alinham e a Lua está no meio dos dois ocorre um eclipse solar. Ele pode ser de três tipos: total (quando a lua encobre totalmente a luz solar), parcial (apenas uma parte da iluminação é encoberta pela Lua) e anelar, quando a distância entre os astros faz a Lua parar na frente do Sol, mas encobrindo apenas o centro, assim formando um anel de luz em torno da sombra da Lua que cobre o Sol. Confuso? O gif abaixo dá uma ajudinha.

Apesar de serem fenômenos curiosos – que podem “transformar o dia em noite” por alguns minutos – eles não são raros: os eclipses solares totais, por exemplo, ocorrem a cada 18 meses.

No entanto, o que torna a observação do breve desaparecimento do Sol tão emocionante é que ela só é visível para aqueles que estão diretamente no caminho da chamada umbra da Lua, ou seja, a parte mais escura da sombra de dentro da qual todo o disco do Sol é obscurecido.

PUBLICIDADE

O território total capaz de estar dentro “umbra” a cada eclipse não é muito grande – são áreas entre 150 quilômetros e 250 quilômetros de extensão que conseguem enxergar o fenômeno de cada vez. Apenas uma pequena porcentagem do hemisfério iluminado pela Terra é capaz de aproveitar a experiência ao vivo.

Além disso, a observação de um em tempo real é uma oportunidade genuinamente única na vida. Afinal, ainda que não sejam incomuns, eclipses solares totais ocorrem no mesmo local específico, em média, a cada 360 anos.

Em 21 de agosto de 2017, milhares de pessoas de todo o mundo testemunharam o “Grande Eclipse Solar Americano”, o primeiro eclipse solar total visto dos Estados Unidos desde 11 de janeiro de 1880.

Agora é a nossa vez: dia 2 de julho acontecerá o “O Grande Eclipse Solar Sul-Americano”, já que o estreito caminho do eclipse se estenderá pelo Pacífico Sul, começando em La Serena, no Chile, e encerrando em Buenos Aires, Argentina. Apenas esses 2 países conseguirão ter a visão total do eclipse – mas um eclipse parcial também será visível no Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil. Neste mapa interativo, você consegue ver toda a região onde o eclipse vai aparecer.

registre este momento único e envia fotos para a redação do Campo Belo em Foco, através do nosso Whatsapp: (35)9 9728-9913. Todas as fotos do Eclipse serão expostas no nosso Portal!

Participe também das nossas redes sociais e fique bem informado!

Escolha uma das redes sociais clicando nos links abaixo e nos siga!

Facebook

Instagram

 

Whatsapp

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Belo - MG
Atualizado às 06h37
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima:

Sensação

14.6 km/h

Vento

92.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
VEREADOR MARCOS VINÍCIO
Blogs e colunas
BATATA & CIA PROMOÇÃO
Últimas notícias
Rendas e Tules
Mais lidas
BANNER REAL
Anúncio