Os institutos de meteorologia alertam para uma queda brusca de temperatura nesta semana em todo o Sul de Minas. A queda na temperatura acontece devido à uma massa de ar polar que se forma na Argentina e avança pelo Brasil principalmente pelo Sul do país, entre terça (27) e quarta-feira (28), que chegará a partes de MG.
Só em Poços de Caldas, conforme nota divulgada pela prefeitura, na quinta-feira (29), a temperatura na cidade terá mínima de -3ºC e máxima de 20ºC. Na sexta-feira (30), há previsão de geada ao amanhecer. A prefeitura informou também que, segundo os meteorologistas, esta temperatura conhecida como "fenômeno gelado” foi registrado pela última vez em julho de 2007 e também no ano de 2000.
Segundo o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, a sexta-feira deverá ser o pico da nova onda de frio.
"Já está começando a avançar uma frente fria pelo país, já está provocando chuva no Rio Grande do Sul e logo atrás dela vem uma outra massa de ar frio de origem polar bastante intensa, que deve chegar aqui no Sudeste na quarta-feira. No Sul de Minas, o frio maior será entre quinta e domingo, com pico principalmente na sexta-feira", disse o meteorologista.