Empório VSN +
Prefeitura de Campo Belo
Drogaria Líder Saúde
ABC DA CONSTRUÇÃO
LAVA JATO PITBULL
Real Supermercado
SANTA CASA DE CAMPO BELO
Saúde

UPA realizou 6 mil atendimentos em 30 dias

Participe do Portal de Notícias Campo Belo em Foco através do Whatsapp (35)9 9728-9913

12/08/2019 09h11
Por: Campo Belo em Foco
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
287
Publicidade

Apesar da grande procura por atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas), com o empenho da administração municipal e a dedicação de toda a equipe profissional nenhum paciente que procura a unidade volta para casa sem ser atendido. O trabalho é realizado ininterruptamente sete dias por semana.

A UPA atende pacientes não só de Campo Belo, mas também de outras cidades. Somente no mês de julho foram registrados quase 6 mil atendimentos na unidade.

O período sanzonal, que teve início em maio e continua por ocasião do frio que chegou mais forte este ano é considerado um dos fatores que podem levar mais pacientes à UPA, para isso não são medidos esforços, havendo reforço no plantão quando há necessidade.

Quantidade de atendidos registrados no mês de Julho: 5979 atendimentos.

Publicidade

A UPA funciona como pronto socorro, portanto atende casos de urgência e emergência. 
EMERGÊNCIA - é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. 
URGÊNCIA - é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista.

No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar.

A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergências. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgências.

É sempre bom ressaltar que quando não se trata de urgência ou emergência o primeiro contato da população com o SUS deve ser através de uma Unidade Básica de Saúde - UBS.

Considerada a porta de entrada do cidadão, elas devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada) ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da atenção primária.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários