LAVA JATO PITBULL
Drogaria Líder Saúde
ABC DA CONSTRUÇÃO
Prefeitura de Campo Belo
Real Supermercado
SANTA CASA DE CAMPO BELO
Empório VSN +
Filtróleo

Conheça os 7 passos para aumentar a vida útil do motor do seu carro

Solicite um orçamento pelo nosso whatsapp – (35)3831-1500.

29/08/2019 11h13
Por: Campo Belo em Foco
Fonte: Da Redação
Publicidade

Uma dúvida muito comum entre os motoristas é sobre qual é a durabilidade média de um motor veicular. Como isso varia de acordo com diversos fatores, como a forma de direção, o uso do carro no dia a dia e a frequência da manutenção, não há uma resposta exata para essa pergunta.

No entanto, uma coisa é certa: o tempo de duração do motor depende do cuidado com o veículo e seu uso adequado.

Para isso, uma parceria entre uma empresa especializada em troca de óleo e o proprietário é essencial para garantir a execução da manutenção preventiva e toda a atenção necessária com o equipamento.

Você sabe quais cuidados diários podem aumentar a vida útil do motor do carro? Confira abaixo os 7 passos que podem contribuir com a durabilidade do seu motor!

Publicidade

1. Mantenha o fluido de arrefecimento e do óleo em níveis adequados

Para ajudar a aumentar a vida útil do motor, uma das principais orientações é conferir o nível do fluido de arrefecimento e do óleo semanalmente.

Eles devem ser mantidos sempre na quantidade certa, tomando o cuidado para não ultrapassar as marcas máxima e mínima. Isso garante que o motor não apresente falhas, superaqueça ou apresente outros problemas. O óleo em excesso, por exemplo, pode sujar as velas da ignição e acabar causando um vazamento.

Verificou o nível do fluido e do óleo e ele está abaixo do desejado? Complete o compartimento com a quantidade correta e fique atento para não colocar uma dose grande demais ou que não seja suficiente!

Publicidade

 

2. Substitua o filtro de óleo periodicamente

Quando o óleo circula pelo motor, ele carrega diversas partículas e impurezas que podem trazer danos sérios ao veículo. É nessa hora que entra o filtro: o acessório tem o papel de armazenar essas impurezas e fazer com que o fluido volte a circular limpo no motor.

Com o tempo, as partículas armazenadas são tantas que o filtro deixa de cumprir sua função, o que faz com que algumas partículas continuem no motor. Por isso, a recomendação é trocar o filtro de acordo com as recomendações do fabricante.

Caso essa orientação não seja seguida e um óleo novo é colocado no motor, o fluido acaba sendo contaminado ao passar pelo filtro antigo. Isso diminui a vida útil do óleo, aumenta as chances de problemas no motor e pode levar até mesmo ao aumento no consumo de combustível.

3. Troque o óleo periodicamente

Como falamos no item acima, o óleo é o grande responsável por carregar as impurezas do motor e lubrificar todas as suas partes móveis, servindo como um verdadeiro agente de limpeza dos veículos.

Com funções tão importantes, é essencial que o fluido seja trocado periodicamente para aumentar a vida útil do motor e garantir que ele funcione corretamente.

Depois de certo tempo, o óleo perde suas propriedades de viscosidade, ou seja, deixa de ser capaz de diminuir o atrito entre as peças do automóvel. Com isso, o carro vai perdendo potência, gastando mais combustível e aumentam as chances do motor fundir.

troca de óleo geralmente é feita de seis em seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, mas esse período varia de acordo com cada modelo. O ideal é que o motorista consulte o manual do carro para saber qual é a data certa.

Não se esqueça de que existem diversos tipos de óleos disponíveis no mercado e cada veículo tem uma necessidade. Quando um produto errado é usado, ele pode ter o efeito contrário e diminuir a durabilidade do motor.

4. Verifique o nível da água do radiador

Acha que só o óleo e o fluido de arrefecimento precisam ser verificados? Os carros contam também com outro líquido muito importante: a água, localizada no radiador.

Ela ajuda a manter a temperatura certa para o funcionamento do propulsor e, por isso, deve ser verificada periodicamente para evitar que o motor superaqueça.

Lembre-se de colocar a água apenas quando o carro estiver frio, pois água fria em motor quente é capaz de provocar deformações ou quebras do equipamento.

5. Fique atento às luzes do painel

Como o corpo humano, os carros começam a dar alguns sinais quando há algum problema em seus sistemas, e um deles é o aparecimento de luzes no painel de instrumentos.

Diversos defeitos podem ser identificados por essas luzes, como bateria fraca, superaquecimento do motor e danos na injeção eletrônica. Seja qual for a luz, já é uma dica de que há algo errado com o veículo e de que ele precisa passar pela manutenção.

Os próprios motoristas podem identificar o significado das luzes consultando o manual do automóvel, mas nem sempre esses sinais são percebidos. Por isso, assim que o carro for levado à sua oficina, fique atento à possível ocorrência desses pequenos sinais.

Um instrumento que pode ajudar na identificação dos problemas é o scanner automotivo, capaz de encontrar desde problemas na injeção eletrônica até a calibração incorreta do painel. A tecnologia é simples e existem versões que podem ser instaladas até mesmo em seu celular.

6. Faça o alinhamento e balanceamento das rodas

Colocar em dia o alinhamento e o balanceamento das rodas é muito importante para a estabilidade do veículo, mas também é fundamental se você quer aumentar a vida útil do motor.

Quando os pneus estão desalinhados ou precisam ser balanceados, isso acaba aumentando a área de atrito entre o chão e as rodas. Dessa forma, o motor vai precisar trabalhar mais e funcionar com uma maior potência para que o carro entre em movimento.

7. Faça uma limpeza adequada

Se o motor está muito sujo de terra, barro ou poeira, ele não vai conseguir resfriar corretamente e acaba esquentando demais, saindo de sua temperatura ideal de funcionamento.

Além disso, a sujeira é capaz de ressecar mangueiras, rolamentos, dutos e outros componentes que são importantes para o motor. Portanto, não se esqueça de colocar a limpeza adequada em prática.

Além de aumentar a vida útil do motor, seguir todos esses passos é uma tarefa essencial para garantir a durabilidade e acontecimentos indesejados com seu veículo.

Agora, não perca a oportunidade de conferir os serviços oferecidos pela Filtróleo! Uma empresa especializada em cuidar de quem te leva para todos os lados, seu veículo.

Traga seu veículo e verifique o óleo gratuitamente!

A Filtróleo está localizada na Rua Hugo carvalho de Aguiar – nº602 – Vila Matilde – Campo Belo – MG. Solicite um orçamento pelo nosso whatsapp – (35)3831-1500.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários