Terça, 19 de Outubro de 2021
16°

Pancada de chuva

Campo Belo - MG

Minas Gerais Sul de Minas

Reservatório da Hidrelétrica de Furnas tem o pior volume útil para um mês de agosto desde a época do 'apagão', há 20 anos

A notícia aonde você estiver!

26/08/2021 às 14h42 Atualizada em 26/08/2021 às 14h58
Por: Matheus Barbosa Fonte: G1 Sul de Minas
Compartilhe:
Reprodução/EPTV
Reprodução/EPTV

A Represa de Furnas, que a abastece a hidrelétrica de mesmo nome em São José da Barra (MG), está atualmente com o menor volume útil registrado dos últimos 20 anos para um mês de agosto. Conforme dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o volume útil atual da represa é de 18,31%.

Esse volume só não é menor do que foi registrado em agosto de 2001, quando o Brasil passou por um racionamento de energia que atrapalhou a retomada da economia. Naquele ano, durante o mês de agosto, o volume útil da represa chegou a 13,72%, caiu para 12,98% em setembro e só passou a subir a partir de outubro com o início das chuvas, atingindo 28,03% em dezembro.

Nesta semana, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), órgão presidido pelo Ministério de Minas e Energia, afirmou que há uma "relevante piora" das condições hídricas no país. Segundo o comitê, é imprescindível manter todas as medidas em andamento e adotar novas providências para manter os reservatórios das hidrelétricas.

E a situação ainda pode piorar, já que no ano passado, nesta mesma época, a Represa de Furnas estava com um volume útil de 49,27%, ou seja, quase a metade de sua capacidade abastecida. Em seu pior momento, em novembro de 2020, o volume útil de Furnas chegou a ficar em 16,49%, número que já é bem próximo do que está atualmente.

A Eletrobras Furnas informou que a Usina de Furnas segue operando normalmente conforme despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com uma geração média em torno de 500 MW, o que corresponde a 41% da sua capacidade instalada de 1.216 MW.

O reservatório da hidrelétrica encontra-se atualmente na elevação 754,97 metros, o que representa um volume útil de 18,31%.

A Eletrobras Furnas ressaltou que a empresa cumpre estritamente as determinações dos órgãos reguladores na operação dos empreendimentos hidrelétricos sob sua concessão. Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Belo - MG Atualizado às 21h16 - Fonte: ClimaTempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 20°

Qua 19°C 13°C
Qui 21°C 12°C
Sex 23°C 12°C
Sáb 26°C 14°C
Dom 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio