Quinta, 16 de Setembro de 2021
24°

Pancada de chuva

Campo Belo - MG

Cultura São Paulo

SP inicia festival ‘Soy Loco Por Ti Juquery”

Programação começa nesta quarta-feira (15), com intervenções artísticas espalhadas por Franco da Rocha; atividades desta 4ª edição vão até d

15/09/2021 às 15h30
Por: Hudson Barbosa Fonte: Secom Estado de São Paulo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

O Complexo Hospitalar do Juquery realiza, a partir desta quarta-feira (15), o festival de artes chamado “Soy Loco por Ti Juquery”, que chega a sua 4ª edição neste ano.

A programação vai até 19 de setembro e conta com intervenções artísticas espalhadas na cidade de Franco da Rocha, ações no Museu de Arte Osório Cesar e no Complexo Hospitalar do Juquery.

Neste ano, as atrações acontecem de forma online e presencial, seguindo todas as medidas de prevenção da COVID-19. A edição reúne 13 atrações em diversos formatos. Na abertura do evento, acontece o “Pipaço”, onde crianças e funcionários do Juquery irão empinar 500 pipas roxas pela cidade.

Entre as várias iniciativas, o destaque é o “Terrapia: um charme da terra”, onde o artista Gilberto Junior pintará um mural com tintas coletadas do Parque Estadual Juquery, e também cinzas e carvão do incendido que ocorreu no local.

Outro destaque é a intervenção artística instalada no hospital e na praça da cidade, “Do Juquery para o mundo”. Essa mostra ocorrerá em árvores pelo município, sendo colocados em seus troncos camisetas brancas penduradas com letras estampadas. A proposta é transformá-las através da intervenção artística junto à população, que poderão co-criar com a artista na pintura das camisetas.

Também será exibido no festival o longa inédito “O Livro de Heydrich”, de Clêmie Blaud, no sábado (18), às 17h30, no Teatro de Arena Ubirajara Ferreira Braga – Bira, seguido de uma roda de conversa com a diretora do filme. A obra entrelaça documentário e ficção, num trabalho coletivo das equipes de saúde mental e de cinema.

Outra atividade que merece destaque é a “Conexão Franco-Coréia”. Nela, a artista sul-coreana Eun-hye Jung encontra os artistas francorrochenses Antonio Rosas Satílio, que passou pelo Juquery, e Nailton Silva Fernandes. O projeto consiste em desenhar pessoas de todo o mundo de forma virtual, e a artista propõe uma troca de experiências e debates. O encontro será transmitido ao vido pelo YouTube do festival (http://bit.ly/soyloconoyoutube).

O público também poderá vivenciar o festival dentro de suas casas com o “123 ponteiros”, realizado por Elilson, que entrará em contato com 123 moradores de Franco da Rocha. Os residentes contarão memórias, previsões e provisões sobre o Juquery, que serão desencadeadas a partir da frase “Estes ponteiros, como a vida, fluem, ainda que pareçam parados”, escritos em latim no relógio da Torre Central. Após as conversas, cada morador participante irá receber em sua casa, via Correios, um envelope com cartão contendo a frase, um texto impresso e instruções de ações a serem partilhadas com a população durante o festival.

A programação se encerra no domingo (19), às 15h30, com o “Cortejo Canta Liberdade”, que representa a memória, a força e a luta de vidas negras que habitaram o Juquery. A Associação Cultural do Véio Griô e Grupo de Capoeira Yorubá irão comandar o cortejo, que se iniciará no Teatro de Arena Ubirajara Ferreira Braga – Bira, atrás do MAOC. O final do percurso será com uma Roda de Capoeira e de Vivências com os participantes compartilhando lembranças do Complexo.

Além de todas as intervenções artísticas, a programação inclui o 3º Seminário Cultura e Saúde, de 15 a 17 de setembro, que acontece de forma online e presencial, reunindo palestras sobre o inicio da arte no Juquery, saúde, processos museológicos e curatoriais, além dos desafios dos museus em meio à pandemia da Covid-19. A transmissão ocorre no canal oficial do festival no YouTube.

O “Soy Loco Por ti” é uma realização do Complexo Hospitalar do Juquery, Prefeitura de Franco da Rocha, Museu de Arte Osório César e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Idealização e produção da Trapézio Produções Culturais, com projeto aprovado via Proac (Programa de Ação Cultural) de SP.

Serviço: 4º Soy Loco Por Ti Juquery

De 15 a 19 de setembro: intervenções artísticas pela cidade de Franco da Rocha

Facebook:www.facebook.com/soylocoportijuquery

Instagram:www.instagram.com/soylocoportijuquery

Site:www.soylocoportijuquery.com

Programação completa:www.soylocoportijuquery.com/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Belo - MG Atualizado às 18h09 - Fonte: ClimaTempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 28°

Sex 30°C 18°C
Sáb 31°C 19°C
Dom 32°C 20°C
Seg 32°C 21°C
Ter 33°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio