Quinta, 09 de Julho de 2020 11:12
(35)9 9728-9913
Minas Gerais Minas Gerais

Governo de Minas Gerais adota racionamento de água em presídios a partir deste domingo

Segundo secretaria, detento gasta em média 88% mais água que cidadão em liberdade. Água nos presídios poderá ser utilizada por seis horas diárias.

01/12/2019 18h31
881
Por: Hudson Barbosa Fonte: G1 /Sul de Minas
Publicidade

O racionamento de água em unidades prisionais do estado como uma medida para gerar economia aos cofres públicos é adotada em Minas Gerais a partir deste domingo (1º).

Atualmente, o estado tem 72 mil presos em 197 unidades.

A medida foi anunciada pelo governo do estado nesta sexta-feira (29).

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a água nos presídios poderá ser utilizada por seis horas diárias.

A medida foi definida, pois segundo a secretaria, dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento mostram que um detento gasta em média 88% a mais de água do que um cidadão em liberdade.

“É uma medida de gestão que busca eficiência no setor público, sem desperdício do dinheiro do contribuinte e com a garantia da manutenção dos direitos dos presos e da pessoa humana”, afirmou o governo.

Publicidade

A Secretaria de Justiça garante que “a restrição do uso da água não trará prejuízos aos trabalhos de humanização e ressocialização realizados dentro das unidades prisionais”.

Atualmente, o gasto médio mensal com água nas unidades prisionais de todo o estado é de R$ 7,5 milhões. O governo espera economizar 10% desde valor com o racionamento.

De acordo com a Sejusp, com outras ações implantadas já houve redução de R$ 500 mensais nos gastos com água.

Em nota, a Defensoria Pública de Minas Gerais disse que discorda da medida e estuda ingressar com ação extrajudicial ou judicial ainda no início da semana para evitar o racionamento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Campo Belo - MG
Atualizado às 10h52 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

24° Sensação
11.9 km/h Vento
45.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio