Prefeitura de Campo Belo
Pintacar
Drogaria Líder Saúde
Santa casa - Campo Belo/MG
Empório VSN +
RASTREK
ABC das Construção
Real Supermercados
Minas Gerais

Governo de Minas Gerais adota racionamento de água em presídios a partir deste domingo

Segundo secretaria, detento gasta em média 88% mais água que cidadão em liberdade. Água nos presídios poderá ser utilizada por seis horas diárias.

01/12/2019 18h31
Por: Hudson Barbosa
Fonte: G1 /Sul de Minas
Publicidade

O racionamento de água em unidades prisionais do estado como uma medida para gerar economia aos cofres públicos é adotada em Minas Gerais a partir deste domingo (1º).

Atualmente, o estado tem 72 mil presos em 197 unidades.

A medida foi anunciada pelo governo do estado nesta sexta-feira (29).

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a água nos presídios poderá ser utilizada por seis horas diárias.

A medida foi definida, pois segundo a secretaria, dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento mostram que um detento gasta em média 88% a mais de água do que um cidadão em liberdade.

“É uma medida de gestão que busca eficiência no setor público, sem desperdício do dinheiro do contribuinte e com a garantia da manutenção dos direitos dos presos e da pessoa humana”, afirmou o governo.

Publicidade

A Secretaria de Justiça garante que “a restrição do uso da água não trará prejuízos aos trabalhos de humanização e ressocialização realizados dentro das unidades prisionais”.

Atualmente, o gasto médio mensal com água nas unidades prisionais de todo o estado é de R$ 7,5 milhões. O governo espera economizar 10% desde valor com o racionamento.

De acordo com a Sejusp, com outras ações implantadas já houve redução de R$ 500 mensais nos gastos com água.

Em nota, a Defensoria Pública de Minas Gerais disse que discorda da medida e estuda ingressar com ação extrajudicial ou judicial ainda no início da semana para evitar o racionamento.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários