Sexta, 27 de Maio de 2022
21°

Poucas nuvens

Campo Belo - MG

Brasil Ubatuba/SP

Idosa de 79 anos é atacada por tubarão na Praia Grande em Ubatuba, SP

Turista teve um ferimento de cerca de 25 centímetros na perna. Ataque de tubarão é o segundo em menos de um mês na cidade. Confirmação do caso foi feita pela Unesp, após análise das imagens do ferimento e depoimento da vítima.

18/11/2021 às 13h18
Por: Matheus Barbosa Fonte: g1
Compartilhe:

Uma idosa de 79 anos foi atacada por um tubarão na Praia Grande, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O caso é o segundo registrado na cidade em menos de um mês - no início de novembro, um turista francês também foi atacado por um tubarão.

Praia Grande é a mais movimentada em Ubatuba — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda

O novo ataque de tubarão foi confirmado pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e a suspeita é de que tenha sido vítima da espécie tubarão-tigre ou cabeça-chata, ambos de porte médio, presentes nas águas paulistas.

A vítima é de Piranguinho (MG) e estava na cidade para o feriado de Proclamação da República. Ela estava na Praia Grande, a mais buscada por turistas em Ubatuba, com a família no último domingo (14) quando na água foi atacada pelo animal.

A idosa teve um corte de cerca de 25 centímetros de extensão na perna. De acordo com a prefeitura, a idosa foi socorrida para a Santa Casa, teve o ferimento suturado e depois foi liberada.

A família da vítima alegou no hospital que ela teria sido atacada por um tubarão. As imagens do ferimento foram encaminhadas ao professor Otto Bismark, da Unesp, especialista em tubarões. Segundo o especialista, as características do ataque descrito pela vítima e a análise do ferimento comprovaram o ataque.

Ilustração do ferimento da vítima atacada por um tubarão em Ubatuba — Foto: Divulgação/Unesp

Em nota técnica, ele explicou que “o agente causador do trauma foi uma espécie de tubarão de médio a grande porte, com cabeça arredondada, focinho curto”, informou o pesquisador.

Otto ainda aponta que, pelas características dos dentes, a idosa foi vítima ou de um tubarão-tigre ou de um tubarão cabeça-chata. As duas espécies se alimentam de peixes de porte médio, são comuns no litoral paulista e usam a costa – próximo à praia – para alimentação e busca de áreas adequadas para reprodução.

Este é o segundo ataque de tubarão na cidade neste mês. Após o feriado de Finados, um turista francês também foi atacado por um tubarão em Ubatuba.

Nesse caso, no entanto, ainda não foi identificado o que poderia ter causado o ataque, que é incomum no litoral norte. Há pelo menos trinta anos a região não registrava ataques de tubarão. Os pesquisadores afirmam que irão apurar os motivos que levaram aos ataques.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por PintaCar Multimarcas (@pintacarmultimarcas)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Promusic Áudio (@promusicaudio)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Th Imports Personal Shopper (@thimportsps)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MOTOCAMP - Peças e Acessorios (@motocampcb)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Belo - MG Atualizado às 12h57 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 23°

Sáb 24°C 14°C
Dom 25°C 11°C
Seg 27°C 13°C
Ter 27°C 15°C
Qua 25°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio