Quarta, 01 de Dezembro de 2021
22°

Pancada de chuva

Campo Belo - MG

Brasil Economia

Isenção de IPVA para motos de até 150 cilindradas é aprovação em comissão do Senado

A notícia aonde você estiver!

25/11/2021 às 16h13 Atualizada em 25/11/2021 às 16h50
Por: Matheus Barbosa Fonte: TV Bambuí
Compartilhe:

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na terça-feira (16) um projeto que visa isentar a cobrança de IPVA de motos de até 150 cilindradas. O texto agora segue para Plenário.

A proposta (PRS 3/2019) é de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) e foi apresentada na casa legislativa em 2019. Ela propõe a definição de uma alíquota mínima de 0% do imposto

O relator na CAE, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), votou pela aprovação do projeto. No parecer, enfatiza que a "fixação de uma alíquota mínima para o IPVA visa, justamente, prevenir e inibir possível “guerra fiscal” entre os Estados".

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MOTOCAMP - Peças e Acessorios (@motocampcb)

O congressista justifica que cerca de 76,6% das motos vendidas entre 2011 e 2018 eram de até 150 cc, e que quase metade dos compradores do veículo de duas rodas (48%) faz parte das classes D e E.

Além disso, destaca a dificuldade de locomoção em áreas rurais e em locais onde a população tem um menor poder aquisitivo. Ainda segundo Rodrigues, a falta de outros meios de transporte afeta diretamente a produtividade do local e, nessas regiões, a moto é o principal meio de transporte.

Por fim, afirma que veículos de porte leve "não causam estragos às estradas e as pistas pavimentadas, sendo não onerosos na destinação dos recursos captados pelo Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos".

De acordo com o texto, a alíquota mínima de 0% de IPVA para motos de até 150 cilindradas passaria a valer em todo o território a partir do dia 1° de janeiro do ano seguinte à sanção da matéria.

A Constituição garante que o IPVA é um imposto de competência estadual, com alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização. Porém, o tributo poderá ter alíquotas mínimas fixadas pelo Senado Federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Veja também
Campo Belo - MG Atualizado às 09h52 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 25°

Qui 27°C 19°C
Sex 26°C 16°C
Sáb 25°C 15°C
Dom 26°C 16°C
Seg 27°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio