Domingo, 23 de Janeiro de 2022
21°

Poucas nuvens

Campo Belo - MG

Região Operação Policial

Operação Piracema e realizada pela Policia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo/MG, veja o vídeo!

A Notícia aonde você estiver!

27/11/2021 às 08h48 Atualizada em 27/11/2021 às 08h52
Por: Hudson Barbosa Fonte: Policia Militar
Compartilhe:
Policia Militar
Policia Militar

Na última sexta-feira, dia 26 de novembro, os militares do 2º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo/MG, apoiados por militares do 1º Grupamento sediados em Lavras, bem como por um Fiscal da SEMAD desencadearam a OPERAÇÃO PIRACEMA 2021-2022, voltada à proteção e preservação da fauna ictiológica no Reservatório de Furnas, Zona Rural dos municípios de Aguanil e Cristais/MG.

Durante a execução da operação, foram realizadas diversas atividades voltadas a prevenção, detecção e repressão de infrações administrativas e/ou crimes contra o meio ambiente, principalmente, pescas predatórias, visando a garantia do período de “DEFESO”.

Policia Militar

A Piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque todos os anos eles nadam rio acima para realizar a desova. Durante o fenômeno da piracema a pesca é restringida por lei, uma vez que os grandes cardumes se encontram no seu período de reprodução. A captura de grandes quantidades desses peixes nesse período pode ocasionar uma diminuição drástica da população de uma determinada espécie.

A operação se efetivou por meio de um grande aparato policial, ao todo foram utilizadas três viaturas, duas embarcações e, até mesmo, uma RPA/Drone, equipamento de suma importância para a obtenção de imagens de pessoas na prática de condutas criminosas.

Policia Militar

Com o referido aparato, foi realizado patrulhamento aquático diurno e noturno pelo Reservatório de Furnas, o que resultou na apreensão de apetrechos de pesca (redes de emalhar), os quais são de uso proibido durante o período de defeso.

Os militares embarcados também abordaram e orientaram pescadores amadores que exerciam a pesca de espécies exóticas (Tilápia) e alóctones (Tucunaré).

Policia Militar

Concomitante ao patrulhamento aquático, policiais em terra realizaram abordagens a pessoas e veículos em atitude suspeita; permaneceram em pontos estratégicos de estradas que dão acesso ao citado reservatório, bem como orientaram pescadores que durante este período só é permitida a captura de três quilogramas mais um exemplar de espécies exóticas e alóctones por jornada de pesca.

Polícia Militar do Meio Ambiente em defesa da fauna ictiológica. Informações e denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3832-7322 ou pelo e-mail: [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Belo - MG Atualizado às 02h57 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

Seg 31°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 29°C 19°C
Sex 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete