Em meio à onda de calor que está fechando este verão de 2024 e elevando as temperaturas em diversos estados, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na segunda-feira (18), alertas por causa de chuvas fortes para boa parte do país. Os avisos permanecem válidos até as 10h desta terça-feira (19).
São quatro avisos de chuvas intensas:
0 0 2 alertas laranjas, que significam "perigo" (locais em que o volume total de chuva pode chegar a 100 mm em 24h, com ventos de até 100 km/h). Há 12 estados nessa situação.
0 0 2 alertas amarelos, que significam "perigo potencial" (locais em que o volume total de chuva pode chegar a 50 mm em 24h, com ventos de até 60 km/h). Há 22 estados nessa situação, além do Distrito Federal.
O alerta laranja vale para os seguintes estados:
Além disso, para áreas do oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o instituto alertou sobre a previsão de tempestades com risco de queda de granizo.
O alerta amarelo vale para as seguintes unidades da federação (inclui o DF):
Entenda os avisos do Inmet
O instituto utiliza as cores amarelo, laranja e vermelho para classificar os seus tipos de alertas meteorológicos.
Veja, a seguir, detalhes de cada classificação:
0 Alerta amarelo - Esta classificação aponta a previsão de "perigo potencial". Nesses casos, há chance de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
0 Alerta laranja - Esta classificação aponta a previsão significa "perigo". Há previsão de um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
0 Alerta vermelho - Esta classificação aponta a previsão de "grande perigo". O volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Mín. 19° Máx. 33°