Na tarde de terça-feira a Polícia Militar de Campo Belo realizou uma operação denominada "Guardião Da Lei", com o objetivo de combater o tráfico de drogas na Cidade de Campo-MG.
Por volta das 15h30min durante a operação policial "Guardião Da Lei" um homem de 43 anos foi preso em flagrante, suspeito de tráfico de drogas na Rua Elias Poli, no local popularmente conhecido como “Cantão”. A ação foi desencadeada após a Polícia Militar receber denúncias de moradores da região, que informava que um homem vestindo calça jeans e camisa preta, estaria realizando a venda ilícita de entorpecentes no local.
Com base nas informações coletadas, as equipes policiais se posicionaram de forma estratégica afim de observar o comportamento do suspeito, sendo a sendo confirmada a prática ilícita de tráfico de drogas. Foi possível observar que o suspeito operava com o auxílio de três olheiros, os quais direcionavam os usuários de drogas ao suspeito que realizava a venda das drogas.
Após observar duas transações suspeitas, a equipe policial decidiu intervir quando usuário se aproximou para realizar a compra, no entanto, a chegada dos policiais foi percebida por um dos olheiros, que alertou os demais presentes, que fugiram do local, não sendo localizados.
Os Policiais Militares avistaram o suspeito de tráfico pegando uma sacola embaixo de uma árvore e fugir em direção ao cemitério local, contudo, uma segunda equipe conseguiu acompanhar visualmente o suspeito correndo entre os túmulos com a sacola nas mãos, sendo este perseguido e abordado, sendo localizado agachado entre os túmulos, tentando esconder a sacola em suas vestes.
Após a abordagem, os policiais constataram que no interior da sacola continha uma quantidade significativa de substâncias entorpecentes, prontas para comercialização. O suspeito foi preso em flagrante, teve seus direitos constitucionais lidos e foi encaminhado para a UPA, onde passou por avaliação médica, sendo posteriormente encaminhado ao Quartel da Polícia Militar para o registro da ocorrência policial e em seguida, apresentado na Delegacia de Polícia. Foram apreendidas 10 buchas de substância aparentando ser Maconha, 22 pinos de substância esbranquiçada aparentando ser Cocaína e 55 pedras de substância com odor e características semelhantes ao Crack.
Já por volta das 16h20 na Praça Vereador Mauro de Souza a Polícia Militar desarticulou mais um esquema de tráfico de drogas que resultou na prisão de um homem de 24 anos e um adolescente de 16 anos, suspeitos de ligação com o tráfico de drogas. A ação ocorreu por volta das 16h20, após denúncias de moradores, que relataram movimentações suspeitas no local, repassando aos militares as características dos autores e suas vestes.
Os policiais militares passaram a observar a movimentação no local e identificaram que os dois suspeitos permaneciam juntos na praça, e que após terceiros (usuários) fazerem contato pessoal, estes se deslocavam até um monte de areia em uma rua próxima e lá retiravam um material de dentro de uma sacola, entregando aos usuários, recebendo algo em troca (dinheiro). Foi possível observar que o suspeito de 24 anos era o responsável por realizar a comercialização, enquanto o adolescente atuava como olheiro, alertando ao comparsa sobre a aproximação das viaturas.
Os suspeitos foram abordados e submetidos a busca pessoal, sendo encontrado com o suspeito de 24 anos a quantia de R$10,00 e com o adolescente a quantia de R$15,00 e um celular.
Durante verificação no monte de areia, foi encontrada uma sacola plástica contendo 49 pinos de substância análoga a Cocaína e 43 pedras de de substância com odor e semelhança característicos ao Crack.
Diante dos fatos, o suspeito de 24 anos foi preso em flagrante delito e o menor apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Ambos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para realizaçãodo auto de corpo delito, sendo posteriormente encaminhados ao Quartel PM para registro da Ocorrência Policial e na sequência, à Delegacia de Polícia Civil.
A ocorrência policial foi acompanhada por familiares e pela advogada dos suspeitos, sendo-lhes garantidos os direitos constitucionais.
A operação policial destaca a importância da colaboração e a confiança da comunidade com a Polícia Militar e que vem resultando no combate sistêmico ao tráfico de drogas no município.
Mín. 15° Máx. 30°