Por volta das 12h50, a Polícia Militar de Minas Gerais recebeu denúncias anônimas sobre um menor de idade, vestido com uma camisa de time de futebol, que estaria realizando tráfico de drogas na Praça Vereador Mauro de Sousa. Segundo as denúncias, o adolescente simulava jogar damas com outras pessoas enquanto aguardava compradores. Ao chegarem, ele se deslocava até uma caixa de luz a cerca de 10 metros de distância para pegar os entorpecentes e entregá-los.
A equipe policial foi até o local e, após 20 minutos de observação, confirmou a veracidade das denúncias. O adolescente de 16 anos foi abordado e, apesar de negar as acusações, foram encontrados R$161,00 em seu bolso. Próximo ao local indicado, os policiais encontraram uma sacola contendo 78 papelotes de substância semelhante à cocaína, 41 pedras de crack e 23 pinos de cocaína.
O menor foi apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Ele foi levado à UPA para a confecção do relatório médico e, em seguida, ao Quartel da PM para o registro da ocorrência. Posteriormente, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. Todo o procedimento foi acompanhado por uma comissária de menores para garantir os direitos do adolescente.