Na última sexta-feira, dia 1º de Novembro, iniciou o período de reprodução dos peixes, chamado de Piracema, que se estende até 28 de fevereiro de 2025.
Nessa época, fica proibido a captura, transporte e o armazenamento de espécie de pescado nativo da Bacia do Rio Grande, conforme Portaria IEF 156/2011.
No intuito de preservar a ictiofauna, a Polícia Militar de Minas Gerais, através do Comando de Policiamento Especializado e com apoio da SEMAD e IEF, desencadeia em todo o estado a OPERAÇÃO PIRACEMA.
Em atendimento às legislações federais e estaduais, o efetivo operacional do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM MAMB) fiscalizará pescadores, peixarias e demais empreendimentos que comercializam pescado.
A operação tem seu foco no combate à pesca predatória, ao comércio de peixes nativos sem comprovação de origem, em extinção ou abaixo do tamanho mínimo permitido, visando garantir a manutenção da população ictiológica.
Nesse sentido, o Grupamento de Meio Ambiente de Campo Belo irá intensificar o patrulhamento no Reservatório de Furnas, bem como em lagoas, lagos e Rios, por meio de fiscalização embarcada e desembarcada, além de vistoriar empreendimentos voltados ao comércio de pescado in natura, os quais possuem até o 2º dia útil após o início do período de defeso para realizarem a declaração de estoque de pescado.
Também serão executadas campanhas educativas voltadas à conscientização sobre a importância do período de defeso para a reprodução dos peixes.
Durante as diversas ações, serão utilizadas embarcações, drones e outras ferramentas tecnológicas, potencializando a fiscalização.