Faleceu na madrugada desta sexta-feira, (06), por volta das 2h55, a empresária Gislaine Rosa (Gisa), ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Nascida em Campo Belo-MG, em 14 de dezembro de 1962, Gislaine era filha de Joaquim Rosa Cambraia e Ana Assaf. Seu único irmão, Carlos Alberto Rosa (Beto Rosa), também faleceu recentemente.
Em 2011, Gislaine foi eleita presidente da ACIL - Associação Comercial e Industrial de Lavras, por aclamação. Como empresária, atuou no ramo de revenda de automóveis, principalmente em Lavras, onde era proprietária da Lavel Fiat, e em Campo Belo, onde passou a gerir a Fazenda Pinheiros. Por várias vezes, foi eleita empresária do ano.
No próximo dia 14, Gislaine completaria 62 anos. Ela deixa um legado como mulher determinada, empresária reconhecida e de grande generosidade, dedicando-se até os últimos momentos de sua vida a pensar na coletividade.
A empresária Gislaine Rosa, da concessionária Fiat em Lavras, fez um gesto de grande generosidade e de preocupação com a sustentabilidade e com a saúde das pessoas e do planeta: ela doou R$ 40 milhões em terras e fundos para a criação de um assentamento agroflorestal, que será implantado em Campo Belo, sua terra natal. A informação é do jornal O Globo.
A Fazenda Pinheiros, localizada em Campo Belo, tem uma área de 1,5 mil hectares, agora ela será transformada em um modelo sustentável de produção agrícola em parceria com o Grupo Gaia, uma instituição criada para construir estratégias que mobilizam o mercado de capitais para ampliar o acesso a financiamento de negócios comunitários de impacto socioambiental, como a conservação de biomas e a produção de alimentos sustentáveis.
O projeto que se instalará em Campo Belo adotará o sistema agroflorestal, que integra cultivos agrícolas a áreas florestais, promovendo uma agricultura regenerativa que é apontada como a solução para conciliar o aumento da produção de alimentos com a necessidade de combater as mudanças climáticas, além de ser colaborativa.
A área foi denominada de "Nova Era de Gaia", o projeto vai assentar 120 famílias de agricultores da região de Campo Belo para que eles possam viver e trabalhar em cooperação nas terras de Campo Belo, com moradia, estrutura comunitária e apoio técnico do Movimento Sem Terra (MST).
A gestão do empreendimento será do Fundo Patrimonial "Joaquim Rosa Cambraia", e administração do Gaia Legado, divisão de fundos patrimoniais de impacto do Grupo Gaia. Os recursos repassados pelo Fundo Patrimonial vão garantir a continuidade da produção orgânica e a preservação ambiental, sem risco de especulação imobiliária.
O projeto vai reflorestar e preservar as nascentes existentes na propriedade, com o apoio de uma instituição de ensino voltada para a Ciências Agrárias, serão realizados reflorestamento com mudas de árvores nativas da região e cercamento e reflorestamento do entorno das nascentes. Na propriedade será edificado um espaço para a criação e instalação de um posto de saúde e uma capela.
O que levou a empresária a fazer este gesto de grande generosidade, demonstrando preocupação com as pessoas e com o meio ambiente, foram os acontecimentos de sua vida, ela perdeu os pais e um irmão, também recebeu recentemente um diagnóstico de câncer e está em tratamento. Diante dos acontecimentos, ela refletiu e resolveu fazer mais pela sua cidade, Campo Belo, onde sua família construiu seu patrimônio.
Ela viu na doação uma maneira de fortalecer o nome da família de uma forma digna. Não contente com o que já faz, gerando empregos para centenas de famílias, optou por mais um gesto nobre: vendeu algumas propriedades e destinou o dinheiro para hospitais beneficentes, demonstrando seu compromisso com o bem-estar daqueles que testemunharam sua ascensão, bem como de sua família, que construiu seu patrimônio com o trabalho honesto. Gislaine não tem filhos.