Por meio da Operação Guardião da Lei, a Polícia Militar intensificou as ações de fiscalização de trânsito, em especial a motocicletas, visando coibir práticas ilegais e promover a segurança nas vias públicas.
A operação visa prevenir e reprimir atos ilegais durante o período festivo de fim de ano, envolvendo eventos conhecidos como *"rolezinho do grau".* Estas ações incluem o lançamento de operações Cavalo de Aço, com uso de Moto Patrulhas, a fim de abordar motocicletas que circulam em desacordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro, como adulteração do sistema de escape, excesso de velocidade, manobras perigosas (como empinar motocicletas) e outras infrações consideradas graves.
Para prevenir possíveis tentativas de atos ilícitos, como o "rolezinho do grau", a Polícia Militar vem executando um planejamento intensivo de fiscalização e repressão qualificada. As ações incluem Blitzes de fiscalização de trânsito em pontos estratégicos, Monitoramento de vias com maior incidência de ocorrências; Abordagens a motociclistas em atitude suspeita; Repressão a veículos com características adulteradas ou utilizados de forma perigosa.
Somente na cidade de Campo Belo, de sexta-feira até o domingo, foram apreendidas 13 motocicletas, em virtude de licenciamento em atraso e adulteração de características realizadas de forma irregular (escapamento, retrovisores, etc) e também por direção perigosa. Outros 04 automóveis foram apreendidos por falta de licenciamento. Também foram lavradas mais de 20 Autuações de Trânsito por conduzir veículos sem possui Carteira de Habilitação ou Permissão para Dirigir Veículos.
A Polícia Militar reforça que o principal objetivo da Operação Guardião da Lei é garantir um ambiente seguro e tranquilo para a população durante o período de festas e orienta aos motociclistas a regularizarem seus veículos e respeitarem as normas de trânsito, contribuindo para a segurança de todos.
Além disso, a colaboração da comunidade por meio de denúncias será fundamental para o sucesso da operação.
Informações podem ser repassadas pelo telefone 190 ou por outros canais oficiais da Policia Militar.