Na manhã de quarta-feira, 2 de abril de 2025, uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente resultou na prisão em flagrante de um homem de 67 anos, acusado de maus-tratos contra animais no bairro Vale do Sol, em Campo Belo (MG).
Durante a fiscalização, as equipes constataram que cinco cães viviam em condições precárias, em um ambiente sem higiene, com acúmulo de sujeira e sem acesso adequado a alimentação e água limpa. Um dos animais estava visivelmente doente e não recebia cuidados veterinários.
O tutor já possuía histórico de reincidência pelo mesmo crime. Contra ele, havia medidas cautelares impostas pela Justiça, incluindo a proibição de manter qualquer animal sob sua guarda. Diante da violação dessas medidas e da situação encontrada, o homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
Os cães foram resgatados pelas autoridades e encaminhados para atendimento veterinário, onde receberão os cuidados necessários.
A ação também contou com o apoio de agentes da Assistência Social e do setor de Endemias.
A população pode colaborar na proteção dos animais e do meio ambiente. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 ou Disque Denúncia 181.