Na tarde do último domingo, 04 de maio de 2025, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 2º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente (2ºGpMamb) de Campo Belo, foi acionada para atender a uma ocorrência ambiental em uma empresa de destinação final de resíduos classe I (perigosos).
Segundo as informações, um incêndio no local atingiu recipientes que armazenavam substâncias químicas, provocando o vazamento de efluentes brutos. O material contaminante escoou pelo solo e atingiu um curso d'água afluente do Córrego dos Machados, resultando na mortandade de peixes em dois açudes de propriedades particulares próximas.
A ocorrência mobilizou agentes do Núcleo de Emergência Ambiental do Estado, perito da Polícia Civil, Defesa Civil e a Polícia Militar de Meio Ambiente, que acompanham a situação. Uma empresa especializada em emergências ambientais permanece no local realizando os trabalhos de contenção, limpeza e descontaminação, que devem continuar pelos próximos dias.
Amostras de solo e água estão sendo coletadas para análises técnicas, e um boletim de ocorrência foi registrado para apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos.
A Polícia Militar de Minas Gerais reforça a importância da preservação ambiental e orienta que denúncias e informações podem ser feitas pelos telefones 190 ou 181 (Disque Denúncia).