A Polícia Civil de Minas Gerais, em ação conjunta com a Polícia Militar do Meio Ambiente, prendeu em flagrante, nesta terça-feira (10/06), um homem de 31 anos por maus-tratos a animais, no município de Campo Belo/MG.
A ação foi motivada por denúncia que relatava a presença de uma cadela morta, pendurada por um cabo de aço, em um imóvel no Centro da cidade. No local, os policiais encontraram a fêmea estrangulada e sete filhotes em condições insalubres, sem acesso a alimentação adequada, água limpa ou higiene mínima.
A perícia oficial e um médico veterinário foram acionados, a fim de verificar o quadro de maus-tratos. O tutor dos animais assumiu a guarda dos cães, mas alegou que outro familiar seria responsável por manter a cadela presa. A Delegada Rafaela Santos Franco entendeu que houve omissão dolosa do tutor, que tinha ciência da situação, mas não adotou as medidas de prevenção necessárias para impedir a morte do animal e não cuidou devidamente do espaço que era destinado aos filhotes.
Por se tratar de crime inafiançável na esfera policial, o flagrante foi ratificado e autor encaminhado ao presídio local. Os filhotes foram levados ao Centro de Acolhimento Temporário de Animais (CATA), onde recebem cuidados veterinários.
A investigação continua para apurar a eventual participação de outros envolvidos.