Na manhã de sábado, 21 de junho de 2025, dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram apreendidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo (MG) após serem flagrados ateando fogo em vegetação em um lote no bairro Passa Tempo.
Durante patrulhamento preventivo na área urbana, a guarnição ambiental se deparou com os menores no momento em que iniciavam o incêndio. A ação imprudente exigiu o acionamento imediato do Corpo de Bombeiros, que conseguiu controlar e extinguir as chamas. O fogo consumiu cerca de 1.580 metros quadrados de área com vegetação nativa.
Os adolescentes foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, acompanhados por seus responsáveis, e responderão por ato infracional análogo ao crime de incêndio, tipificado no artigo 41 da Lei Federal 9.605/1998, cuja pena prevista é de dois a quatro anos de reclusão.
A Polícia Militar de Meio Ambiente alerta que o uso do fogo de forma irregular, além de ser crime, gera graves impactos ambientais, afeta a fauna e flora, e agrava problemas respiratórios na população devido à poluição do ar.
Seja um defensor do meio ambiente. Denuncie queimadas e crimes ambientais pelos números 190 ou Disque Denúncia 181.